A História do Tropicalismo e sua Influência Atualmente

A tropicália foi um movimento, influenciado principalmente pelo pop-rock, contra o regime-militar (ditadura) daquela época. Iniciou-se em aproximadamente 1967, no contexto do Festival de Música Popular pela “Record” e durou apenas um ano, quando foi reprimido pelo governo. As principais manifestações foram nas artes, como cinema e música.

A junção de vários baianos, comandou o movimento, e diante da realidade, na qual a musica brasileira estava ligada a posições nacionalistas de esquerda, o grupo visava universalizar o MPB, incluindo a cultura jovem mundial, por isso faziam o uso da guitarra elétrica, por exemplo.

O movimento tropicalista influenciou e modernizou a musica brasileira, misturando uma série de estilos musicais, como o samba, o bolero, o rock, a bossa nova, entre outros, rompendo barreiras entre diferentes culturas, tradições e estilos.

Os principais nomes da tropicália foram: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Rogério Duarte, Tom Zé, Sérgio Sampaio, Guilherme Araújo, Glauber Rocha, Maria Bethânia, Jorge Ben,  Os Mutantes, entre outros.

Misturando a bossa nova com o jazz, os principais lideres do tropicalismo foram João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Edu Lobo em seguida Caetano Veloso e Gilberto Gil, que misturaram do violoncelo ate o cavaquinho.

Além da musicalidade, o Tropicalismo apresentou uma nova temática nas músicas, de protesto contra o regime militar. Na música “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso, por exemplo, fica claro esse momento. As músicas como esta, tinham um ar hippie e psicodélico. A letra fala sobre a juventude e diz também que sobre os protestos contra a opressão militar.

O tropicalismo ainda tem influencia nos dias de hoje, pois os ídolos do tropicalismo, como por exemplo Caetano Veloso e Gilberto Gil permanecem ativos na MPB, sendo fonte de inspiração para vários jovens que estão no começo de suas carreiras como cantores.

O tropicalismo no seu auge transmitia idéias revolucionárias através de músicas, que são ouvidas até hoje, influenciando o pensamento de pessoas, principalmente jovens que as escutam com idéias radicais, rebeldes e contra-culturais.

Os jovens tentem a ser vistos de uma maneira diferente graças as marcas deixadas pelo tropicalismo, que definem o jovem como rebelde, desobediente e livre de limites impostos pela sociedade, já que o tropicalismo foi praticamente liderado por jovens que transmitiam essa idéia as pessoas, principalmente aos que são contra o tropicalismo. Hoje em dia, o jovem ainda é influenciado por essas idéias que marcaram o tropicalismo, e com certeza vai demorar para essas idéias serem esquecidas pela sociedade.

Hoje em dia ainda existem marcas do movimento tropicalista, sendo a figura de um jovem, uma pessoa rebelde, com gostos e estilos diferenciado, uma pessoa livre, sem compromissos, desobediente. Mesmo não sendo assim tão evidente e exagerada, a tropicália permanece nos jovens.

About these ads

Uma resposta para “A História do Tropicalismo e sua Influência Atualmente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s